Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ta cada dia melhor... Ta pegando gosto pela coisa

TUDO O QUE VEM FÁCIL...


O escitor estava cheio de ódio. Não conseguia finalizar um conto e isso já vinha acontecendo há um bom tempo. Tinha uma vida nada inspiradora: poucos amigos, inteligência vulgar, nome sujo na praça.

Um dia estava andando cabisbaixo pela rua quando viu um pacote cheio de papéis. A curiosidade o instigou e ele foi ver o que tinha dentro do envelope. Qual foi a surpresa quando viu que se tratava de inúmeros contos sobre os mais variados temas.

Ficou feliz, radiante. Poderia dizer que eram seus os contos achados, viu em tudo isso a providência divina, até por que aquelas obras- primas não levavam assinatura, portanto nem se o nosso sortudo tivesse algum senso de honestidade poderia procurar pelo dono daquelas maravilhas.

Nunca havia sentido uma alegria tão grande em sua vida. Já tinha tudo programado, iria falar com o primo que era cunhado de um funcionário de uma modesta editora de livros. Publicaria os clássicos, ganharia reconhecimento, ficaria rico.

Foi andando saltitante pela rua com um sorriso de orelha a orelha. Estava tão distraído com os seus devaneios que nem chegou a ver o cara que vinha na contra-mão.

O pseudo-autor foi atropelado, o pacote voou de suas mãos e os contos ficaram espalhados na calçada. Cada pessoa que estava passando pela rua na hora do acidente pegou um conto. Pequenas fortunas tocavam as mãos de indivíduos ignorantes que não tinham em mente o destino que o nosso pobre protagonista daria aquelas pequenas histórias.

Os contos cumpriram a sua missão seriam daqueles que não fizeram por merecê-los. 


By Lucas Guimarães Oliveira

5 comentários:

  1. Há problemas de pontuação e um pequeno vacilo ortográfico logo no início. Mas é um conto legal, se bem escrito. Possui uma estrutura interessante, mas não foi explorado totalmente o tema dele. É... Curti pela mensagem que passa, de que nem sempre ganha algo quem merece tê-lo. Mas podia explorar mais a estória em si, a leitura valeria muito mais. Continue no caminho.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. "O escritor estava cheio de ódio"...começou muito bem...
    Dá pra ver de longe as marcas do autor(pelo menos para quem o conhece).Escrita pra mim é percurso...e sem dúvidas que o tal do Lucas se saiu bem na largada.
    Não poderia deixar de falar..."que final Clariciano"....o "pseudo-autor" teve sua hora da estrela.
    Devo pedir licença tb, para comentar o comentário a cima(ou abaixo)...Com todo respeito:
    Não encontrei esses tais problemas de pontuação, mas o que é problema de pontuação em escrita literária?
    pra mim vacilo e ORTOgráfico tb são duas coisas que não casam. Explorar totalmente o tema?
    talvez devamos tomar mais cuidado com a chamada "liberdade poética". O que o autor publicou é o que precisava tá escrito e só!
    Só mais um "toc" história com "E" não é usado português já faz um tempo.Mas...continue o caminho!

    ResponderExcluir
  3. Foi apenas uma sugestão, não uma imposição nem nada do gênero. Estória (com E) refere-se à obras ficcionais, e não histórias em geral. Eu curti muito o conto, apenas adoraria lê-lo com mais profundidade, com maior exploração sim da estória. Por exemplo os pensamentos "maquiavélicos" do autor sem idéias... E eu sei o que é liberdade, licença ou como queira chamar a liberdade de expressão inata aos escritores.

    Enfim, não façamos dos comentários um debate literário. Aliás, Anonimo, você tem bom gosto, o texto está bom, mas tudo o que é bom pode melhorar. ;D dê a cara a tapa ;*

    Quanto ao Lucas, cara, você escreve bem, mas na hora que o leitor fica todo na expectativa o cotno acaba... Torturar o personagem ou dar mais consistencia à personalidade dos personagens prende a nossa atenção e nos faz ansiar por mais...

    Posso fazer um pedido? Escreva mais contos? Inclusive no estilo que escreveu esse. *-*

    Adoraria lê-los.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. CHEIO DE ÓDIOOO!!!

    Bem Blyef, torna-se notável que vc gostou do conto, pelo menos é isso que ficou explícito em seus comentários. Porém, não conseguir perceber "os problemas de pontuação" e "nem o pequeno vacilo ortográfico logo no início" que vc identificou. Particularmente, gostei muito do conto e acho que pessoas diferentes possuem gostos diferentes, o que é óbvio, acho que o tema foi bem explorado e a mensagem foi passada de forma completa de modo que satisfaz
    àquele que ler.
    Acho que é um tanto complicado sugerir o modelo que você julga ideal para um conto à outras pessoas.
    Acredito que o autor sabe a informação que quer, e que julga necessário passar em seu conto.

    Por fim, acho que -> Os contos cumpriram a sua missão.

    A.V

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu sugeri, não coloquei como imposição, receita de sucesso nem nada disso...

    Mas enfim, sim, eu gostei do conto.

    Mas sabe de uma coisa? Como você pode expressar suas opiniões como anônimo? Quem tem algo a dizer e defende a sua posição até o fim, dá a cara a tapa. E responder anônimamente não é uma decisão sensata... Enfim, se o autor sentiu-se incomodado, por que não se manifestou até agora? Enfim

    beijos.


    Lucas, escreva mais, moço, curti o conto.

    ResponderExcluir